">https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-11287051482">

Cooperativa ainda é um bom negócio? 

Cooperativas
Cooperativa ainda é um bom negócio? 
ASPECTOS DA ECONOMIA E NOVO CENÁRIO MUNDIAL - ECONOMIA DE MERCADO
- ARTIGO DE OPINIÃO 


Quando analisado do ponto de vista prático, cooperação sempre é um bom negócio independente da área em que estejamos pensando. Qualquer atividade por mais simples que seja, quando realizada em conjunto se torna mais fácil de ser realizada. 
Atividades simples do dia-a-dia, por exemplo, se tornam mais prazerosas e tem seu tempo reduzido quando recebemos ajuda de alguém disposto e bem intencionado. 
Quanto a isso creio que não há objeções!
Desde os primórdios da humanidade que o ser humano descobriu que a cooperação é um bom negócio. O final do parágrafo anterior por si só, já seria esclarecedor quanto ao tema proposto.

Mas se é assim, porque somente por meados da década de 70 é que a cooperação foi instituída como Lei no Brasil?
Sim, exatamente isso! A Lei LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971 foi responsável pela normatização das regras do Cooperativismo no Brasil. Vamos rapidamente conhecer um pouco mais dessa lei para que possamos compreender sua importância para alguns segmentos da economia.

A HISTÓRIA DO COOPERATIVISMO

Tudo começou em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester, no interior da Inglaterra. Sem conseguir comprar o básico para sobreviver nos mercadinhos da região, um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher) se uniram para montar seu próprio armazém. 
A proposta era simples, mas engenhosa: comprar alimentos em grande quantidade, para conseguir preços melhores. Tudo o que fosse adquirido seria dividido igualitariamente entre o grupo.
Nascia, então, a “Sociedade dos Probos de Rochdale” — primeira cooperativa moderna, que abriu as portas pautada por valores e princípios morais considerados, até hoje, a base do cooperativismo. Entre eles a honestidade, a solidariedade, a equidade e a transparência.
No Brasil, a cultura da cooperação é observada desde a época da colonização portuguesa, estimulada por funcionários públicos, militares, profissionais liberais, operários e imigrantes europeus. Oficialmente, nosso movimento teve início em 1889. A partir de 1906, foi a vez de surgirem as cooperativas agropecuárias, idealizadas por produtores rurais e por imigrantes.
Em 1995, o cooperativismo brasileiro ganhou reconhecimento internacional.

A LEI LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971

O cooperativismo brasileiro entrou no século XXI com um importante desafio: ser reconhecido pela sociedade por sua integridade, competitividade e capacidade de trazer alegria para as pessoas.
Agora que conseguimos entender um pouco melhor a importância do cooperativismo através de sua história também conseguimos visualizar a importância que a A Lei LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO de 1971 trouxe ao regulamentar as ações e nortear as posturas daqueles que se proponham a exercer ou participar de atividades de cooperação nos diversos setores da economia. 
Até então as atividades de cooperação eram regidas exclusivamente pelo nível de relacionamento e boa vontade das pessoas, o que abria grandes lacunas e oportunidades de vantagens e ganhos pessoais para pessoas mal intencionadas. A partir da criação da Lei  Nº 5.764 as relações de cooperação passaram a ter respaldo jurídico tornando mais seguro a conquista dos objetivos a serem alcançados.
A construção civil é um dos segmentos que foram beneficiados pela assim, digamos, nova legislação pois trouxe através da pacificação do tema; que passa a ser regulado por princípios jurídicos, a tranquilidade necessária ao desenvolvimento de projetos elaborados de moradia e construção de postos e frentes de trabalho, regadores de sonhos e riquezas para as pessoas e consequentemente para a nação.
Obviamente como em todos os seguimentos grandes passos precisaram ser dados para chegarmos a esse momento de segurança que hoje vivemos no âmbito do cooperativismo contudo, centenas de empreendimentos no brasil e no mundo demonstram que o cooperativismo quando bem aplicado continua como afirma o texto acima sendo uma fonte límpida de integridade, competitividade e capacidade de trazer alegria para as pessoas.

CONCLUSÃO

Sim, o Cooperativismo ainda segue sendo uma ótima maneira de fomentar a economia e realizar o sonho de moradia dentre outros projetos da população brasileira e mundial.
Além de ser uma maneira socialmente correta de inclusão social uma vez que permite o acesso a moradia e serviços a toda e qualquer pessoa; quando usada como ferramenta de desenvolvimento é uma forma inteligente de desenvolvimento da economia popular j[a que a geração de renda e riqueza oriunda da produção cooperativada a cada dia se torna mais significativa na economia brasileira e mundial. 
Finalizando cito; Cooperativismo é um movimento que nasceu como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico. É uma forma de aliviar os efeitos das crises e de contribuir para a redução da desigualdade.
Se interessou pelo tema e gostaria de conhecer um pouco mais sobre as oportunidades de negócios com a compra de imóvel de Cooperativas, SPE, Associativos?

🙋‍♂️ Acompanhe nossos próximos posts do PAPO DE ORLA  pois ainda temos muito assunto para conversar sobre este e outros temas de grande relevância.
Há, aproveita que está por aqui e dá uma navegada pelo nosso Site e conheça um pouco mais das ofertas que temos para você e suas família. 
Clique 👉 aqui e fale com a gente que entraremos em contato.

Até mais….


O AUTOR

ADRIANO MENDES  - É corretor de imóveis credenciado registrado sob o CRECI 023528 atuando sob a competente administração e supervisão da 11ª Região. tem formação em Geografia, Técnico em Transações Imobiliária e possui especialialização em gestão de equipes. A mais de 25 anos segue atuante no mercado imobiliário, especialista em imóveis de praia, tem grande expertise em consultoria para a constituição e execução de cooperativas de imóveis com base na  Lei  Nº 5.764 de 1971. Atualmente é Sócio Proprietário da Orla Brasil Imóveis - www.orlabrasilimoveis.com.br.

Bibliografia 

Para saber mais- Pesquise (https://www.ocb.org.br/historia-do-cooperativismo)
Whatsapp 48 99164-2070

E-mail contato@orlabrasilimoveis.com.br

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Empresa

  • Orla Brasil Imóveis
    Empresarial Rio Branco.
    Av. Prefeito Osmar Cunha,416 Sl.301
    esquina com Av. Rio Branco - Florianópolis – SC
    Creci. 7260-J
    Telefone: (48) 99164-2070
    E-mail: contato@orlabrasilimoveis.com.br


     

Contato

www.orlabrasilimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.